Geotecnologias em 2020

Na sociedade contemporânea, o uso das geotecnologias tem sido cada vez mais difundido em aplicações diversas. Por definição, geotecnologias são caracterizadas pelo conjunto de tecnologias destinadas à coleta, processamento, análise e disponibilização de informações geográficas. Basicamente, elas são obtidas através do uso de soluções por hardware, software e peopleware, os quais constituem mecanismos poderosos na tomada de decisão. Nesse post aqui do Gis Brasil iremos comentar um pouco sobre como as geotecnologias são importantes.

As principais geotecnologias englobam os Sistemas de Informação Geográfica (GIS), a cartografia digital, o Sistema de Posicionamento Global (GPS), o sensoriamento remoto por satélites, a topografia georefenciada, dentre outras tecnologias menos conhecidas, como aerofotogrametria e geodésia.

softwares de geoestatistica
Softwares de Geoestatística

De forma mais específica, existem quatro diferentes categorias que envolvem as geotecnologias no que se refere ao tratamento da informação espacial, sendo elas:

  • Técnicas relacionadas à coleta de informação espacial, a exemplo do sensoriamento remoto, GPS, levantamento de dados numéricos e cartografia;
  • Técnicas referentes ao armazenamento adequado da informação espacial, como os bancos de dados;
  • Técnicas utilizadas no tratamento e análise da informação espacial obtida, como geoestatística, modelagem de dados, aritmética lógica, funções topológicas e redes, dentre outras;
  • Técnicas para uso integrado da informação espacial, como os sistemas AM/FM (Automated Mapping/Facilities Management), o sistema de informação geográfica (GIS), dentre outros.

As geotecnologias têm ampla aplicação, sendo elas comumente empregadas em áreas como o agronegócio, meio ambiente, gestão municipal, setores de energia elétrica e telecomunicações, serviços públicos de saneamento básico e educação. Na verdade, estima-se que aproximadamente 80% dos serviços realizados em uma prefeitura municipal sejam dependentes de dados acerca da localização para a tomada de decisões relacionadas ao planejamento urbano, tornando neste caso imprescindível o uso das geotecnologias que relacionam o mapa da cidade ao banco de dados. Um exemplo prático é que, através das geotecnologias, é possível mapear a ocorrência de endemias e atuar de forma direta no local onde ocorrem, elevando a taxa de sucesso da tomada de ação, ou ainda por permitirem a localização de escolas e endereços de potenciais alunos, por exemplo.

Além disso, as geotecnologias são também responsáveis por relacionar as redes de distribuição de serviços como energia elétrica, telecomunicações e saneamento às informações diversas provenientes dos bancos de dados disponíveis. São elas que permitem o mapeamento e a administração de regiões distantes e de amplo espaço, como a Amazônia. De fato, geotecnologias de sensoriamento remoto, cujos dados são obtidos por imagens de satélites e radares, têm sido intensivamente utilizadas para esta finalidade, visando o monitoramento do meio ambiente.

É possível notar a relevância das geotecnologias em nosso cotidiano, uma vez que as informações geoespaciais são responsáveis por gerar localização de forma precisa, orientar melhor rotas e viagens, predizer o horário dos transportes públicos por meio de aplicativos, e mapear variáveis essenciais ao sucesso de um negócio, como predizer onde estão potenciais clientes e fornecedores, e determinar quem são os concorrentes, levando as empresas a atuarem de forma assertiva com base em informações reais.

No ramo da atividade agropecuária, a qual é responsável por cerca de um quinto do Produto Interno Bruto nacional de acordo com estatísticas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as geotecnologias têm sido cada vez mais utilizadas e consolidadas como ferramentas em trabalhos de gestão estratégica, monitoramento territorial e estudos de inteligência. As informações geoespaciais são de fundamental importância em atividades de planejamento, monitoramento e administração da agricultura, seja em escala local, regional ou nacional. Imagens de satélite e mapas digitais, por exemplo, podem ser aplicados em etapas de planejamento e manejo de recursos disponíveis, e na condução de políticas públicas.

Em relação a tal aplicação, vale ressaltar que procedimentos diversos podem ser utilizados com o intuito de detectar, identificar, cartografar, além de quantificar e qualificar as áreas agrícolas, a gestão dos recursos naturais e a sua dinâmica temporal de forma efetiva, ágil e rápida. Dados obtidos por meio de mapas, imagens de satélite e bancos geocodificados são instrumentos largamente empregados para gerir e cartografar atividades de agricultura em escalas diversas, para acompanhar e prever safras, e possibilita um planejamento mais eficaz quanto ao uso do solo, na detecção de pragas e na gestão de bacias hidrográficas.

Por outro lado, o mapeamento em território nacional brasileiro ainda é desatualizado, o que faz com que seu uso não atinja os objetivos para os quais foram determinados. A informática e os novos processos tecnológicos foram responsáveis pelo avanço das metodologias de confecção de mapas e pela atualização cartográfica, culminando no surgimento do mapeamento digital, da disseminação do uso dos Sistemas de Posicionamento Global (GPS), dos Sistemas de Informação Geográfica e do tratamento digital de imagens. Na realidade, a atualização cartográfica através da utilização de imagens orbitais vem passando por inovações e atualizações, tornando a qualidade da resolução espacial bastante superior, sendo esta obtida por meio de sensores multiespectrais de alta tecnologia, além de reduzir os custos e favorecer a agilidade do processo.

Outra geotecnologia já amplamente difundida passível de ser destacada é o Sistema GPS. Caracterizado como um sistema de radio-navegação baseado em satélites, o GPS foi desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, momento este em que foi necessário explorar um método que garantisse dados de posicionamento precisos e absolutos. Após inúmeros testes e metodologias aplicadas, que permitiam estimar a posição, mas não demonstravam precisão ou funcionalidade adequadas, o Departamento de Defesa americano por fim propôs o uso do Sistema GPS. Atualmente, ele segue sendo controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e seus fundamentos consistem na estimativa da distância entre um ponto, denominado receptor, e outros pontos de referência, determinados pelos satélites. O sistema GPS possibilita que todo e qualquer usuário saiba a localização, o tempo e a velocidade, ao longo das 24 horas todos os dias, independente da condição atmosférica local e diante de qualquer ponto do globo terrestre.

Por fim, conclui-se que atualmente a maior atuação das geotecnologias no Brasil se dá em aplicações direcionadas à gestão municipal, ao meio ambiente, à agricultura e agronegócio, aos serviços públicos e ao planejamento estratégico de negócios. Neste sentido, o âmbito público e privado se favorecem da agilidade e precisão concedidas através das geotecnologias, fato este que possibilita maior assertividade e busca por melhores soluções em menor tempo.

A educação brasileira em 2016

educacaoTalvez você já tenha reparado que a qualidade do ensino no Brasil está bastante decadente. Na época dos meus avós, por exemplo, todos os estudantes respeitavam os professores, e se alguém tirava uma nota baixa na sala de aula, os pais cobravam no mesmo instante. 

Com o passar do tempo, os pais passaram a cobrar os professores em vez de cobrar os alunos. O dinheiro passou a ser o motor da evolução dos alunos, enquanto as escolas públicas se proliferaram para abarcar toda a população, afinal estudar passou a ser obrigatório para todos, sob pena de punição aos pais. 

O problema disso é que não basta crescer, é preciso crescer com qualidade. Foi o que se perdeu nesses anos. Agora toda criança está na escola, mas na escola ela não aprende nada. 

Estamos em 2016, já começou o período letivo, mas a falta de investimento na área da educação está fazendo com que os professores não recebam mais seus salários em dia, não recebam correção monetária (salários congelados), e façam greves. Assim os alunos ficam sem aulas e ninguém se motiva a ser professor, afinal é uma carreira pouco promissora nesse país, não é mesmo?

Vamos torcer por mudanças radicais para que o Brasil volte a crescer. 

Sem educação não há desenvolvimento!

Quais os maiores segredos do Enem?

esperando a provaNos dias 24 e 25 de Outubro de 2015 aconteceu o ENEM. Estudantes de todo o Brasil estavam realizando provas das mais diversas matérias, mostrando seus conhecimentos em assuntos específicos e também assuntos de conhecimento geral. No meio de todos os cálculos e análises das questões, certamente os estudantes mais experientes observaram que existem alguns segredos para ser aprovado no Enem.

Mas o que é um segredo? É aquilo que não deve ser revelado a ninguém; o que é secreto e sigiloso. Podemos definir um segredo como aquilo que há de mais escondido, que se oculta à vista e ao conhecimento das pessoas em geral. Existem segredos, por exemplo, de como fazer uma redação. Nesse ano, inclusive, o tema da redação era sobre o violência contra a mulher. Mas e se o tema fosse mais específico, como investimentos? Em sentido amplo, projeto de investimento, para uma empresa, pode ser definido como qualquer aplicação de recursos destinada a criar um valor futuro para os acionistas, seja tangível ou intangível. A análise de projeto de investimento, de acordo com o Manual de Análise Empresaria de Projetos de Investimento, 2011, é um processo de obtenção e organização de informações técnicas, econômicas, legais, tributárias, financeiras e de meio ambiente, condensadas em um relatório denominado análise de projeto de Investimento, o qual auxilia a alta administração da companhia na tomada de decisão a respeito de novos investimentos.

A corporação, como empresa de capital aberto, tem a responsabilidade, com seus acionistas, de preservar os seus níveis de rentabilidade e de crescimento. Por isso, seus investimentos devem ser analisados sob a ótica do lucro econômico, não deixando de lado, contudo, as responsabilidades sociais a que as corporações devem estar subordinadas. A análise de investimentos sob a ótica do lucro é denominada então, análise empresarial. A análise empresarial procura quantificar a repercussão de um projeto nos resultados da companhia, para o que é necessário conhecer os custos e benefícios a serem auferidos com sua execução. Esses itens, dispostos no horizonte temporal de influência do projeto, formam o que se denomina fluxo de caixa do projeto. A estimativa dos investimentos, dos custos e dos benefícios associados ao projeto em estudo deve utilizar como moeda de referência o dólar americano em valor constante, ou seja, referida à base de preços do estudo. Valores de investimento, de custos operacionais e outros itens em moeda local devem, então, ser convertidos para o dólar americano.

estudante do enemObserve, portanto, que ter uma noção básica sobre um assunto na hora de escrever o texto pode fazer toda a diferença. Pensando nisso, Lucas Marques criou o curso Segredos do Enem, com o objetivo de ensinar esses e outros segredos para estudantes de todo o Brasil. A estimativa dos principais componentes formadores das notas na prova (preços de inscrição no concurso, custos envolvidos no transporte até o local da realização do Enem – informações da FGV, quantidades de livros para levar e revisar durante o percurso, consumos específicos de alimentos adequados para estudantes antes da prova) deverá ser feita, inicialmente, com base no valor esperado, chamada análise determinística. Contudo, considerando que as incertezas futuras poderão se refletir fortemente nos indicadores do projeto de passar no Enem, sugere-se que se faça sempre análise de sensibilidade em relação às principais variáveis desse plano ou meta. Em muitos casos, o tratamento da incerteza poderá envolver a utilização de técnicas de Análise de Risco e/ou de Opções Reais, em complemento às análises determinísticas e de sensibilidade.

Exemplo de Redação sobre primeiros socorros

Com o desenvolvimento da complexidade das tarefas, o aumento da mecanização e a correria do dia-a-dia, o perigo de escrever incorretamente torna-se cada vez mais iminente, o que requer providências urgentes para a eventualidade desse fato acontecer.
Vamos abordar aqui a questão da escrita de redação sobre um tema muito útil da atualidade, algo que deveria ser ensinado na escola.
Para mais detalhes sobre como elaboramos esse texto, as técnicas de dissertação utilizadas, confira nesse curso de redação.

Redação

É notório que mais de uma vida foi perdida por falta de auxílio imediato prestado por um leigo a uma pessoa acidentada. Quem nunca presenciou um acidente e muitas vezes não sabia como ajudar a socorrer a vítima? E se fosse você a vítima? Como proceder, então, nesses casos? Os primeiros socorros são atendimentos de urgência dados a uma vítima de acidente ou portadores de mal súbito (estado ou sintoma característico que surge de forma aguda e repentina) para mantê-la com vida, evitando complicações imediatas ou tardias, até a chegada de assistência médica ou especializada. A rapidez dessas ações é fundamental, porque após cerca de 3 minutos o cérebro de uma pessoa com parada cardíaca começa a apresentar lesões, ou uma hemorragia não controlada pode levar a uma parada cardíaca. Os sistemas de resgate mais avançados do mundo demandam um tempo médio de 6 minutos para chegar ao local do acidente após uma chamada. Em nosso país o auxílio pode demorar muito mais, e algumas vezes os primeiros socorros terão de ser realizados por nós mesmos, pessoas comuns. Os minutos iniciais de uma emergência são fundamentais e podem determinar o prognóstico (previsão) do doente ou acidentado. Portanto, conhecimento e aplicação dos primeiros socorros têm como princípio fundamental salvar vidas. Além disso, um primeiro socorrista não deve se expor desnecessariamente ao perigo e deve obter ajuda especializada. O aprendizado de técnicas de atendimento a vítimas durante os primeiros socorros e o conhecimento dos princípios básicos pelo socorrista são fundamentais para controlar e prevenir o agravamento do estado físico da pessoa acidentada. Você acha que qualquer pessoa tecnicamente treinada pode prestar primeiros socorros? Sim, desde que obedeça a princípios básicos e trabalhe o desenvolvimento de algumas habilidades, conduzindo o socorro com serenidade, compreensão e confiança. A primeira providência é controlar a si mesmo. Veja o depoimento de um acidentado: A informação ao acidentado sobre o que está ocorrendo e qual será a provável evolução são um dos problemas mais difíceis que as pessoas que realizam tratamento de emergência devem enfrentar.
Se não disserem nada, aumentam o medo e a ansiedade da vítima, mas se falarem demasiado, poderão provocar um alarme ou criar uma situação de desespero. Lembre-se de que as ações poderão falar mais que as palavras. O tom de voz tranquilo e confortante dará à vítima a sensação de encontrar-se em boas mãos.
Logicamente, a prática de emergências simuladas ajudará o socorrista a realizar manobras corretas, serenas e seguras. Durante a prestação dos primeiros socorros se faz necessário o uso de materiais e instrumentos que facilitarão a realização dos procedimentos básicos e até poderão impedir o agravamento do estado da vítima. Por esta razão, estabeleceu-se a existência de uma caixa de primeiros socorros, que deve conter itens essenciais para o socorro. Uma equipe de primeiros socorros chegou rapidamente ao local de um acidente envolvendo um automóvel ocupado por duas pessoas, que capotou na pista. Uma das vítimas foi arremessada a alguns metros do carro e a outra permaneceu no interior do veículo, presa às ferragens. Imediatamente após a checagem do ocorrido, a equipe colocou cavaletes e cones de sinalização, impedindo o tráfego e isolando a área para evitar acidentes sucessivos. Depois de rápida avaliação do estado das vítimas, foram aplicadas as técnicas de primeiros socorros.
Como mostra o texto acima, a execução correta das técnicas de primeiros socorros é fundamental para a sobrevivência de uma vítima de acidente, e a avaliação das condições anteriores à prestação dessas técnicas também é de extrema importância, pois ela indica como agir a partir das informações levantadas.

Análise

Observe que essa redação foi elaborada respeitando a construção de um texto dissertativo argumentativo. A introdução apresentou sobre o que o texto iria falar e a conclusão retomou a ideia principal da dissertação.
Uma dica para quem quer aprimorar sua capacidade de argumentação é acompanhar sites de notícias e ler bastante sobre assuntos diversos.